Publicidade

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Um fungo transgênico é a mais nova arma contra a malária

São Paulo (AE) - Um fungo transgênico é a mais nova arma contra a malária. Pesquisadores inseriram dois genes no fungo Metarhizium anisopliae, que infecta insetos. Um deles produz um anticorpo e o outro, uma toxina obtida de escorpiões. As duas substâncias matam o microrganismo causador da malária. A ideia é infectar mosquitos com o fungo, eliminando o parasita dentro do inseto. A equipe de cientistas de universidades britânicas e americanas inclui o brasileiro Marcelo Jacob-Lorena, da Escola de Saúde Pública John Hopkins, nos EUA. Um estudo publicado no último número da revista Science analisa a eficácia da técnica.
Leia mais...



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Em busca de um novo método para a erradicação do mosquito Aedes aegypti

Em busca de um novo método para a erradicação do mosquito Aedes aegypti, pesquisadores estão soltando uma versão transgênica do inseto em bairros de Juazeiro (BA). O bicho geneticamente modificado gera filhotes que não chegam à fase adulta --a Malásia colocou a mesma prática recentemente.


Bahia inicia uso de inseto transgênico contra dengue.jpg
Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue; inseto modificado em laboratório será solto em Juazeiro, na Bahia  / Maurício Vieira/Fotosite



A iniciativa, coordenada pela bióloga Margareth Capurro, pesquisadora da USP, foi aprovada pela CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança). Os cientistas misturam material genético de drosófilas, conhecidas popularmente como moscas-das-frutas, ao do A. aegypti. Leia mais

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Soluções naturais ajudam a espantar insetos incovenientes

Esses insetos que se multiplicam nas nossas casas, especialmente no verão, são inofensivos. Mas os venenos para combatê-los, não. Antes de passar para a artilharia pesada, tente espantar os hóspedes indesejados com soluções naturais, que não ameaçam a saúde das crianças ou dos animais domésticos, segundo afirma reportagem do jornal Folha de S. Paulo.
O entomologista Carlos Alberto Brandão lembra que alguns insetos até ajudam a manter outros longe. As formiguinhas, comuns em apartamentos, ajudam controlar as baratas, porque comem seus ovos.
O cheiro da casca da laranja, do cravo, do limão, do manjericão e da citronela espanta os pernilongos. Para fazer um repelente, misture 100 gramas de folhas de manjericão, 100 gramas de citronela e um litro de álcool no liquidificador. Bata tudo, coe e coloque em um recipiente vedado. Uma vez por dia, pulverize o ambiente.
No lugar daqueles refis em pastilha dos aparelhos elétricos contra insetos, experimente usar um pedaço de casca da laranja ou de limão-siciliano. Leia mais

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O fantástico salto das pulgas

Num instante, as dez pulgas estão alegremente sugando o sangue de porcos-espinhos no Hospital da Vida Selvagem Tiggywinkles, em Aylesbury, na Inglaterra.
No momento seguinte, elas estão sendo arrancadas de seu lar e levadas a Cambridge, onde acabam numa caixa de vidro com piso de poliestireno.
De tempos em tempos, luzes bem fortes inundam a caixa, de forma que uma câmera de alta velocidade possa filmá-las. Leia mais

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ABDC orienta como enfrentar época de insetos

A Associação Brasileira de Direitos do Consumidor destaca algumas medidas eficazes no combate à proliferação de insetos típicos para a proteção pessoal e de toda a comunidade.
Em casa, a recomendação é de retirar ou tampar todos os objetos que podem acumular água e ser transformados em criadouros de mosquito. A pessoa deve usar inseticidas não se esquecendo das paredes, dos cantos e esconderijos dos mosquitos. Para proteger as crianças e os berços, é preciso utilizar telas antimosquito nas janelas e portas. Se preferir, usar repelentes elétricos, escolha os de longa duração, que podem ficar ligados na tomada também durante o dia, mas as janelas têm que ficar abertas para ventilar os cômodos da casa e, assim, evitar reações alérgicas. Se possuir animais domésticos em casa, como cão, gato, pássaros ou peixes, a recomendação é colocá-los em locais ao abrigo dos inseticidas.
E se a pessoa for praticar alguma atividade física ao ar livre, em especial em locais próximos a córregos ou rios, não deve esquecer de usar repelente na pele exposta e renovar periodicamente a aplicação, assim como a do protetor solar. Quem tiver a pele sensível, precisa ter cuidado com as possíveis irritações, usando o produto com moderação e sempre após indicação médica, enquanto os asmáticos devem evitá-lo. Leia mais

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Passageiros reclamam da presença de baratas em ônibus em SP

O paulistano que trafega de ônibus pela cidade de São Paulo nos últimos meses tem sido obrigado a conviver, além do mal estar do calor, com baratas. Segundo relatos de leitores do iG, a presença dos insetos nos coletivos da cidade é constante. A diretora de arte Patrícia Borbolla conta que os passageiros do ônibus da linha Pedreira/Santa Cruz, que faz o trajeto entre Higienópolis e Vila Santa Catarina, na zona sul da capital, já estão acostumados com presença das baratas. “A parte de trás desse ônibus parece um depósito de lixo, todos já sabem disso, então os passageiros costumam ficar amontoados na parte da frente. O cobrador, coitado, não consegue fazer nada. As baratas fazem a festa.”

LEIA MAIS

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Retirar abelhas de casas não é com as prefeituras

A pensionista Sebastiana Sanches, 66 anos, está com um problema: há aproximadamente um ano convive com cerca de 15 marimbondos que se instalaram na lavanderia da sua casa, no Jardim Irene, em Santo André. "Morro de medo de vir estender roupa e eles me atacarem."

Se quiser se livrar dos insetos, vai ter de colocar a mão no bolso, uma vez que nem o Corpo de Bombeiros nem a Prefeitura tem aparato ou conhecimento para retirá-los de lá. Uma das opções que ela tem é chamar Antonio Padovani Junior, 54, o Toninho das Abelhas. Apicultor e especialista em captura e retirada de colmeias de abelhas, vespeiros e marimbondos há 26 anos, ele atua em todo o Estado. "Até em Centro de Zoonoses já fui para retirar abelhas e marimbondos." Leia mais